sexta-feira, outubro 26, 2007

Sicko - by Michael Moore

Clap! Clap! Clap! Estou batendo palma ateh agora... Que documentario bem montado! Eu havia assistido aquele do 11 de setembro e gostado muito. Esse novo, espetacular! Estou mesmo sem palavras!

Dentre revoltas, choques e algumas risadas, Michael Moore conseguiu fazer mais uma critica totalmente coerente ao governo norte-americano e seu sistema de saude. Ele nos mostra que os EUA tem muito o que evoluir quando se trata de qualidade de vida. Nos faz perceber que o dinheiro realmente mata, e que alguns paises sao extremamente humanistas quando sao comparados com os "donos-do-universo-que-se-dizem-os-norte-americanos".

Eu nao sabia que os EUA nao tinha um SUS da vida, onde pessoas poderiam recorrer caso ficassem doentes ou sofressem acidentes. Tambem nao sabia que em Londres, o sistema eh quase que 100% gratuito e em Paris ocorre o semelhante. Alem do que ha outras vantagens absurdas que soh se entende se assistir o documentario.

Eh claro que deve haver exageros, que Michael Moore soh mostrou os lados positivos de Paris, Londres, Cuba... mas mesmo que fosse metade o contraste entre EUA e esses lugares, ainda assim a diferenca seria enorme!

Parece que nao ha previsao de estreia no Brasil, pelo que eu andei pesquisando. Eu assisti pelo computador... baixei e dei o play! Muita gente eh contra isso... eu nem tanto... afinal, nao estou ganhando dinheiro com isso... =)

Deixo a recomendacao pra assistirem, pq realmente eh muito bom!

Fuizzzzzz

1 comentário:

Fred Studart disse...

Fala cara!
Seu blog é muito bom!
Bem divertido.

Mas sobre esse post, ia fazer um comentáriozinho.
Michael Moore é um comunista malandrão. Ele quer tudo estatal. Os EUA não tem serviço publico de saúde porque eles preferem que você escolha o seu próprio plano e compre. Já nos países de serviço médico gratúito, não se engane, mas você PAGA por esses serviços. Serviçoes ruins e CAROS! Através de impostos. Não fica muito óbvio porque ninguém considera muito as deduções dos impostos no salário, mas a carga de impostos nos EUA não passa de 14% em estado nenhum. Já em países como o Canadá chega a 50% de dedução.
E no final das contas, quando nego rico fica doente de verdade no canadá por exemplo, correm para os EUA pra se curar. Pagam felizes! Europeus também fazem isso.

Os americanos sempre prezaram pela liberdade de você fazer o que quiser com seu próprio dinheiro, e não a ser obrigado pelo estado a comprar o serviço de saúde dele. Por isso que o serviço lá é terceirizado e nunca vai mudar. E o americano tem um poder de compra muito maior que o Frances e o ingles. Com o cubano não tem nem comparação, eles não conseguem comprar nem pacotes de biscoito normal.

E não tem americano morrendo por aí de falta de atendimento médico não.

Michael Moore sabe ser engraçado e sabe fazer os oponentes dele parecerem todos burros e malvados, o que me leva a crêr que ele é um sacana manipulador do mais baixo nível. Porque nada é tão simples.
Ele é muito engraçado mas muito safado também!

Aqui no Brasil que você PAGA serviço médico público caríssimo com os impostos e AINDA tem que pagar serviços privados porque você prefere. Um americano NUNCA aceitaria ser privado do DIREITO DE ESCOLHER qual serviço de saúde ele gostaria de ter. Quanto mais pagar dois, ainda sendo um desses estatal.
Até, por exemplo, um amigo meu pobre prefere tirar do mirrado salário 50 reais pra pagar um "pseudo-plano de saúde" com uma clínica pra não ter que usar o serviço público. Serviço público que ele PAGA!

Desculpe se soei enfático demais. Não queria mesmo parecer rude, apenas quis oferecer outro ponto de vista pro debate que vc postou.

Em todo caso, eu acompanho seu blog sempre.
Parabens