segunda-feira, março 17, 2008

Acontecimento inusitado
Apesar de revoltante, um pouco engracado.

Ha alguns dias atras, eu, Fer e Andreza estavamos indo dar uma volta pelo centro de Dublin, ja que estavamos com uma vontade de comer alguma coisa diferente (alem de estarmos "fugindo" da dona da casa que moramos - que logo sera explicada em outro post... rs).

Estavamos indo a peh, jah que moramos ha 20 minutos caminhando ateh la. Quando estavamos na metade do caminho, lembrei que eu teria que sacar dinheiro, jah que estava sem um centavo no bolso. Vi um caixa eletronico (em Dublin eles sao anexados ao muro, ou seja, nao tem nenhum tipo de protecao que nem no Brasil, pois aqui eh consideravelmente mais seguro do que as nossas terras brasileiras) do outro lado da rua e logo atravessamos para eu sacar meu suado dinheirinho.

Quando pisei na calcada, percebi de longe que a maquina estava fora de servico, jah que tinha um "OUT OF SERVICE" enorme escrito na tela. A Fer estava indo em direcao ao caixa, quando eu a segurei e disse para ela ficar comigo, pois o caixa estava fora de servico.

Do lado da maquina, havia um cara (+- 20 anos de idade, nao mais que isso) com tracos tipicamente brasileiros. Estatura baixa, mulato e roupas que o caracterizava como um conterraneo. Pensamos que eles nos falaria alguma coisa a respeito do caixa eletronico quando ele nos ouviu falando Portugues, mas para a nossa surpresa, ele olhou para nos e disse: "Fiquem tranquilos, eu nao vou roubar voces, nao!"... Assustei e logo retruquei dizendo: "Mas quem disse que a gente achou que voce ia nos roubar!?"...

E nisso, ele continuou com essa ideia de que estavamos com medo dele... que eu nao precisava ter segurado a Fer, que ele nao nos roubaria. Eu nao conseguia acreditar no que eu estava vendo... Falei a ele que ele poderia estar com algum problema de "mania de perseguicao", jah que em momento algum pensamos em ser assaltados por aki, e ele ainda me acusava de ter o "perseguido" soh pq ele era negro. No final das contas, ele disse que nao precisava nos roubar pq eramos muito mais pobres do que ele... Fiquei muuito puto... e soh nao continuei a dar trela a ele pq eu sou calmo e nao gosto de confusao, mas minha paciencia ficou por um fio.

Eu fiquei revoltado. A Fer ficou revoltada. Ateh hoje eu nao entendo o pq da reacao tao estranha... Nunca tive problema com ninguem aqui, ainda mais com brasileiros. Nunca fui de ter esse tipo de preconceito nem no Brasil, quem dera na Irlanda.. Tenho varios amigos negros no Brasil - um deles ainda me dizia sempre que eu teria nascido da "cor errada" ...rs).

Acredito que nesse caso o preconceito nao partiu de nos, e sim, do proprio rapaz que deve acreditar que "todo brasileiro branco acha que negro eh bandido". Lamentavel!

Fuizzz

2 comentários:

Anónimo disse...

Fala Felipe blz?.. cara fiquei a tarde aqui no barsil lendo o seu blog..muito legal cara vc passar porcima de todas as dificuldades e ficar de cabeça erguida forme e forte... pretendo ir pra dublin no dia 16/05 estudar na DBL college.... agora será aminha svÊz ehehehe cara tudo de bom pra vc e sua namorada que vcs tenham ótimos momentos e espero um dia ter a amizades de vcs... ótima semana amigo!!!!qualquer coisa meu msn é : dannet19@hotmail.com caso vc precise de algo aqui do brasil.... valeu

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.